8 de novembro de 2009

Saudades...



[Dedicado a galera do EREP e do ENABRAPSO]

Como definir a saudade?!?

Ela é a falta de algo que nos fez bem? De um cheiro, um som. um rosto, um abraço?
Ela é a dor da espera por algo que foi bom e queremos que volte???
É uma mistura de perda, distância e amor?
Creio que é algo indefinível, mas que quando sentido queima no peito e me traz uma dor insuportável e que nada acalenta...
Não gosto de sentir saudades... Mas gosto das lembranças que ela me faz reviver...
Cada abraço, cada novo amigo, EREPiano, ABRAPSiano ou apenas humano, encontrado pelo mundo afora, cada sorriso e loucura, frases repetitivas que ficam impregnadas na mente... Tudo isso me traz saudades, uma dor apertada que me faz ter vontade de voltar no tempo e reencontrar-me com tais seres e momentos...
Certas pessoas tem o dom de nos absorver em tão pouco tempo, que nos marcam mais do que outras que estão ao nosso lado o tempo todo e muitas vezes não fazem a menor falta. Essas pessoas tem estrelas no lugar dos olhos e flores no lugar da voz. Sabem o valor de um abraço e a saudade que a ausência delas provoca.

Só posso concordar com Clarice:

"Saudade é um pouco como fome. Só passa quando se come a presença. Mas às vezes a saudade é tão profunda que a presença é pouco: quer-se absorver a outra pessoa toda. Essa vontade de um ser o outro para uma unificação inteira é um dos sentimentos mais urgentes que se tem na vida."

[Clarice Lispector]

E para você? O que é a saudade???

10 comentários:

  1. Antes um comentário sobre você:
    Manú, pra mim, erepiana e humana. Carinho no olhar, quando fala é como um abraço.
    Adorei o texto, lindo, expressivo, tocante. Sou bem mais feliz por ter conhecido você Manuzinha, muito digna...kkkkkkk!!!
    Amizade é uma presente, às vezes a gente vai desembrulhando o papel aos pouquinhos, com o tempo. Assim é a construção da amizade, do conhecimento.

    Saudade é uma dor que não tem como não sentir, às vezes é boa, às vezes dói tanto que a vontade era que a gente não precisasse de "coração". A saudade maior é aquela que sentimos quando nada aconteceu e ficou só na imaginação. Quando a possibilidade se desfaz, acaba e no lugar fica só o rascunho de como poderia ter sido. Essa saudade é cruel!!!
    Bjs, bjs, bjs!!!

    ResponderExcluir
  2. Poxa... Parabéns viu Manú!
    Não sabia que minha amiga virtual (por enquanto) escrevia tão bem!
    Você fala dos sentimentos humanos com toda propriedade né?!
    Assim como vc citou Clarice Lispector na tentantiva de definir a saudade, lembro do que tentou definir a razão pra se ter saudades, o amor, o grande Camões. Nem mesmo esses grandes da história das letras conseguiram definir tais sentimentos.
    Apesar da dificuldade que a tarefa a qual vc se submeteu a realizar, vc realmente me surpreendeu.

    Parabéns!!! Você tem muito futuro.

    ResponderExcluir
  3. Muita dignidade, essa menina!

    Fiquei realmente emocionado! :)

    Saudades de vocês! Mas afinal... o que é saudade???

    ResponderExcluir
  4. Lindo o texto
    esse abrapso foi cheio de pessoas especiais
    ADOREI te conhecer!
    e espero te ver de novo
    ;)
    Beijão!

    Laísa Almeida.

    ResponderExcluir
  5. Porra, Emanuella!!!
    Sei nem o que dizer direito...

    Assim, como "gosto das lembranças que ela (a saudade) me faz reviver", revivi agora os bons momentos do EREP trouxe ao meu ser...
    lágrimas beiram meus olhos, e corre em mim uma "vontade de voltar no tempo e reencontrar-me com tais seres e momentos"...

    Palavras tentam abarcar tudo o que foi sentido e vivido e apesar de realizarem um bom trabalho, não dão conta de tudo!

    Momentos incríveis... dignos de serem lembrados e chorados...

    E trago Marcelo Camelo:

    "Perceber aquilo que se tem de bom
    o viver é um dom..."

    Grande abraço Emanuella, assim como também a toda galera do 9º EREP!!!

    ResponderExcluir
  6. Me deu fome de sua presença!!!
    e gula de seguir esse blog!!!
    pois, querendo, já pode vir matar a fome!!!

    ResponderExcluir
  7. Amiga,digna!Belas palavras as suas!
    Fiquei mt tocada na parte que diz que certas que conhecemos há pouco tempo marcam mais do q aquelas que estão do nosso lado há mt tempo.É a mais pura verdade!Foi marcante conviver e conhecer mts pessoas bacanas no Erep,dentre elas você!A vida é um presente e ele se apresenta em brilho e cor se pudermos viver pequenos momentos repletos de emoção.Sejamos sempre gratos pela vida e por pessoas tão especiais e inesquecíveis que surgem repentinamente e infelizmente vão embora!Um embora simbólico porque quem amamos nunca se vai de verdade para nós!Adorei conhecê-la muito digna.Conte comigo,ok?
    "Alô, amiga?"
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk


    Bjão e que venha mais emoções!Hehehehe
    :)

    ResponderExcluir
  8. "Certas pessoas tem o dom de nos absorver em tão pouco tempo que nos marcam mais do que outras que estão ao nosso lado o tempo todo e muitas vezes não fazem a menor falta."

    Tu tivesses esse dom Manu :D
    Então, querendo vir pro enep.. já pode já! Que eu to com saudades das brincadeiras, das girias novas hehe
    Beeijão :*

    ResponderExcluir
  9. Uma leitura leva a outra. É assim que justifico minha chegada até aqui. Cheguei no blog do meu amigo Eduardo (FRAGMENTOS DE COTIDIANO), e depois em você. E como foi bom chegar aqui. Muitas vezes os textos que encontro por aí são bons mas não me prendem, o seu me prendeu e eu faço questão de seguir seu blog, posso? Sobre "saudades"... Você fez curso a respeito disso? (sorriso). Muito bom o texto e eu além de concordar perfeitamente com vc, concordo com A grande, e única, CLARICE LISPECTOR! Belo texto!
    Bjos!
    Foi um prazer estar aqui!

    ResponderExcluir